Segundo uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) realizada em 2018, a carne está presente no cardápio de 81% dos brasileiros. Seja no almoço do dia a dia ou para preparar aquele famoso churrasco de domingo, a verdade é que nós não abrimos mão desta importante fonte de proteína.
Para esta parcela da população, o grande desafio está na hora de escolher a carne para comprar. Afinal, é muito difícil saber se as peças expostas no açougue são saborosas e de qualidade só de olhar para elas.
Por isso, reunimos 5 dicas para não errar na hora de comprar carne. Confira a seguir e descubra como evitar o desperdício de dinheiro e, o que é pior, o consumo de carnes de qualidade duvidosa.
Preste atenção na cor, cheiro e textura
A aparência da carne diz muito sobre a sua qualidade e indica se ela está estragada. Gaste um tempo observando características como cor, cheiro e textura antes de comprar a peça. Coloração meio acinzentada, cheiro ruim, textura pegajosa ou viscosa e pontos pretos são sinais claros de que a carne não está própria para consumo. Além disso, se você apertar a carne e ela não voltar ao estado normal ou se a gordura não tiver uma cor amarelo clara, significa que não está fresca.
Confira a data de validade
A data de validade é um importante indicativo da qualidade da carne. Por isso, sempre verifique o rótulo de embalagens plastificadas ou bandejas de isopor e, caso tenha passado da validade ou não apresente estas informações, não compre a peça de jeito nenhum, seja qual for o preço.
Você também deve avaliar se a embalagem não foi violada e se as peças de carne que estão aparentes não escondem cortes com aspecto duvidoso ou pedaços gordurosos. E lembre-se: ainda que a embalagem indique que a carne está dentro do prazo de validade, use e abuse dos seus sentidos para decidir se vale a pena comprá-la.
Observe a temperatura de armazenamento
Carnes bovinas devem ser armazenadas em temperaturas abaixo de 7 graus a fim de preservar suas propriedades originais e mantê-las frescas. Isso quer dizer que você deve observar a temperatura de armazenamento das peças, que nunca devem ser mantidas em ambientes quentes.
Não compre carne com sebo
Se você reparar que a carne está com sebo, o qual tem uma cor esbranquiçada, tenha a certeza de que ela não será macia, como acontece com as peças com gordura. Sendo assim, peça para que o açougueiro remova todo o sebo presente na carne, assim como ossos, cartilagens, hematomas e coágulos.
Repare na higiene do local
Por último, se você deseja saber como não errar na hora de comprar carne, esta dica é valiosíssima: observe atentamente como é a higiene e a limpeza do açougue. Uma forma de fazer isto é reparar se os funcionários que lidam diretamente com as carnes utilizam luvas e toucas.
Afinal, um espaço limpo e higiênico é o primeiro passo para garantir a venda de carnes frescas, saborosas e de qualidade. Também preste atenção se existe água escorrendo de dentro dos refrigeradores, o que pode indicar que os aparelhos foram desligados durante a noite e que as carnes não estão sendo armazenadas corretamente.
Se você gostou das dicas, conheça a nossa casa de carnes e encontre peças de qualidade e alto padrão para as suas receitas!
Armando Dias Pereira Junior
Já comprei várias fazes e aprovei .
Ótima gualidade
Luciane Sultowski
Ótimas dicas