Saiba como identificar o ponto da carne
Muito mais do que um simples ato culinário, o preparo de carnes vem se tornando cada vez mais uma verdadeira arte que exige muita técnica e experiência para que seja executada com perfeição. Desde o churrasqueiro de fim de semana ao chef, é uma questão de extrema importância saber definir a maneira com que a peça será apresentada a quem vai comer.
Como as pessoas possuem gostos variados em relação ao ponto da carne, existem maneiras distintas de entregar uma peça bem preparada. Por isso, separamos para você a diferença entre os pontos da carne e como identificá-los, para não errar na hora de preparar ou para mostrar que está por dentro do assunto na hora de degustar um bom steak.
Confira a seguir.
Carne selada
Também conhecido em alguns lugares como “Ponto Bleu”, “Extra Rare” ou até mesmo como muito mal passado, é o primeiro ponto considerado apropriado para consumo de um bom filé.
Sua principal característica é o fato da carne estar tostada pelo lado de fora e por dentro praticamente em seu estado original, apenas aquecida. Para se atingir este ponto, deve-se grelhar a peça em temperaturas altas até que esteja dourada por fora dos dois lados.
É muito comumente utilizado por amantes de carnes nobres que não desejam perder a textura e sabor da peça.
Carne Mal Passada
Considerado como o “queridinho” entre churrasqueiros, chefs e apreciadores de uma carne bem preparada, o ponto mal passado é o que vai um pouco além do selado.
Nessa situação, a carne ainda está com a textura e cores originais no meio, porém parte do suco já se esvaiu e ela começa a ter uma coloração mais escura nas bordas e fibras que estão mais próximas do lado de fora. O tempo de cocção varia da espessura da carne, porém a média é entre 2 a 4 minutos.
Ponto Menos
É o intermediário entre uma carne considerada ao ponto e o mal passado. Para distinguir esse tipo é necessário observar que apenas o meio da carne se encontra rosado/avermelhado, enquanto o restante das fibras internas e externas deve estar passado com uma coloração mais escura.
Nesse ponto é possível sentir ainda a suculência de um mal passado, porém agrada também a quem não gosta de tanta umidade dentro do steak.
Carne ao ponto
Nem mais, nem menos… Apenas o tradicional. Uma carne ao ponto é simplesmente aquela que ainda não assou todas as fibras, mas também não possui pedaços muito suculentos/avermelhados vivos. Seu aspecto é mais opaco, porém ainda levemente rosado, o que mostra que ainda não está passado.
É o mais comum em restaurantes que optam por carnes menos nobres.
Ponto mais
Assim como o ponto menos, é um intermediário entre dois estágios distintos de preparo. Nesse caso, fica entre o que é considerado ao ponto e o bem passado.
Nessa situação, já percebemos que grande parte do suco da carne já saiu, e ela começa a apresentar maior rigidez e resistência a talheres e dentes. O tom rosado que antes possuía, já não está mais presente.
Carne bem passada
O último estágio consumível da carne, o bem passado valoriza a fibra da carne que estará mais palpável devido à falta do líquido que já se esvaiu. As bordas estão quase completamente tostadas e seu interior já se encontra completamente escuro e seco.
Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de conhecer o nosso site e nossos produtos.